Chef Laurent Suaudeau promove jantar beneficente com participação de cozinheiros com síndrome de down

Evento gourmet tem como objetivo promover a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e estimular o empreendedorismo

34

O premiado chef francês Laurent Suaudeau, um dos mais renomados chefs do Brasil, abrirá o Espaço Cultural Laurent no dia 7 de maio para a sexta edição de um jantar beneficente destinado a arrecadar fundos em prol dos projetos e atendimentos promovidos pela APAE DE SÃO PAULO. Por acreditar na causa da deficiência intelectual, o Bradesco Cartões é o patrocinador oficial do evento, desde sua primeira edição, que dessa vez contará com a participação de dois cozinheiros com síndrome de down. O objetivo é estimular a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e destacar o empreendedorismo dos jovens.

Para o evento, foram convidados Luiza de Camargo, 21, e Gabriel Bernardes, 23, ambos com síndrome de down. O convite surgiu depois que o chef Laurent soube das histórias de vida e sucesso dos dois. “Queremos mostrar que eles podem trabalhar no que quiserem”, diz o chef.

Chef Laurent comanda atualmente o Projeto Social Instituto Laurent, cujo foco é promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No projeto, ele ministra cursos de formação em cozinha para jovens que precisam de uma oportunidade. “Nosso objetivo é dar a esses jovens uma profissão para que eles se desenvolvam e tenham emprego ou abram seus próprios negócios”, explica. Em 2000, o chef fundou na capital paulista a Escola das Artes Culinárias Laurent. Hoje a EACL é vista como um ícone do aprendizado técnico na área da culinária. Junto à escola funciona o Espaço Cultural Laurent, destinado a eventos sociais e corporativos de grande sucesso. “Eu ac redito no potencial das pessoas”, comenta o chef. Em 14 de julho de 1997, data de aniversário da Revolução Francesa, Laurent foi condecorado pelo governo francês como Chevalier de L’Ordre Du Mérite Agricole. A medalha foi entregue pelo Cônsul Jean Levi. Alguns anos depois, em 14 de julho de 2006, o governo francês o elevou a Oficial de L’Ordre du Mérite Agricole. A medalha lhe foi entregue pelo Cônsul Jean Marc Gravier.

Cozinheiros empreendedores

Luiza adora cozinhar. Desde menina, ela ajuda nas atividades de casa, demonstrando grande vontade de preparar receitas. Durante a infância, até os 7 anos de idade, frequentou a APAE DE SÃO PAULO, onde foi estimulada, por meio das terapias, a criar autonomia. Atualmente, Luiza frequenta o Instituto Chefs Especiais, onde tem aulas de gastronomia e pode aprimorar seu talento. Recentemente, lançou o livro Menu da Luiza – que será distribuído durante o evento – e criou perfis nas redes sociais para mostrar seu trabalho e compartilhar suas receitas que fazem sucesso, sempre utilizando ingredientes do dia a dia.

Gabriel também desenvolveu seu talento na gastronomia. Ele começou a demonstrar interesse na cozinha aos 9 anos de idade. Certa vez, sua mãe havia saído e, quando chegou, encontrou uma panela com arroz e feijão crus, água e alguns temperos. Eram seus primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso. Gabriel é dono, atualmente, da empresa Downlicia, que produz 20 sabores de brigadeiros gourmet. A fama foi crescendo aos poucos, pois sua mãe postava nas redes sociais vídeos com suas receitas. Começaram a surgir encomendas grandes, inclusive de artistas, que buscavam por doces mais sofisticados. Hoje, ele leva sua foodbike a eventos, feiras e empresas para divulgar seu trabalho e conta com mais de 100 mil seguidores em seus perfis nas redes sociais.

Evento Gourmet

No menu, além das receitas do chef, haverá uma entrada feita por Luiza, sua tradicional bruschetta. Já Gabriel presenteará os participantes com seus brigadeiros gourmet, que serão acompanhados de um café. Os convidados ainda levarão para casa uma caixinha com a sobremesa de sabores diversos, todos preparados por ele.

Serviço:

Evento Gourmet – Jantar Beneficente

  • Data: 07/05/2019
  • Local: Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau (Rua Groelândia, 372, São Paulo)
  • Horário: 19h30 (coquetel + serviço)
PUBLICIDADE