O editor de arte brasileiro Renan Moreiro (31) ficou em segundo lugar no concurso global “O Havaí precisa de você”, para desenvolver a nova interface do sistema de alerta da Agência de Gerenciamento de Emergência do Havaí, após falso alerta de míssil que gerou pânico no estado norte-americano em janeiro deste ano. A vencedora foi a norte-americana Sarah Danseglio.

O desafio foi lançado pelo Freelancer.com, maior plataforma do mundo em número de usuários e trabalhos publicados. A proposta era criar uma interface que incluísse todas as informações sobre alertas (testes nucleares, tsunamis etc) em uma única tela, de forma clara e mantendo todos os comandos de emergência da interface anterior.

No design vencedor, as atividades em andamento podem ser visualizadas por todos os usuários, reforçando a segurança. Além disso, sempre que um alerta real é enviado, uma mensagem de confirmação informa o usuário sobre a ação e apresenta uma opção para cancelamento imediato.

Já no design do brasileiro, dados gerais como hora e temperatura, além de um mapa do arquipélago, foram colocados no topo. Embaixo, foram colocadas três colunas em diferentes cores (azul, amarelo e vermelho), indicando testes, avisos e alertas reais, respectivamente. Assim que um tipo de emergência é selecionado (ondas gigantes, por exemplo), uma breve explicação surge abaixo das colunas. O usuário, então, terá 15 segundos para confirmar ou cancelar o envio do alarme, minimizando a chance de um novo erro como o que causou pânico no início do ano.

 

Sobre o Freelancer®

Vencedor de dez prêmios Webby, é o maior mercado para freelancers e crowdsourcing do mundo pelo número total de usuários e projetos postados. Conta com 26 milhões de usuários registrados e 10 milhões de projetos e concursos, até hoje, em mais de 1000 áreas como desenvolvimento de sites, logotipo, marketing, direitos autorais, astrofísica, engenharia aeroespacial e manufatura. É detentor do Escrow.com, principal fornecedor de pagamentos on-line seguros e gerenciamento de transações on-line para consumidores e empresas na Internet. A Freelancer Limited está listada na Australian Securities Exchange sob o ticker ASX: FLN.

PUBLICIDADE