A Infogram, subsidiária da Prezi, e líder de comunicação visual baseada na web que ajuda as pessoas a criarem gráficos dinâmicos, infográficos, mapas e relatórios, anunciou hoje novos recursos de acessibilidade. Esses novos recursos tornam o conteúdo mais facilmente visível; ajudam os usuários a navegar mais facilmente pelo conteúdo com controles de teclado, e permitem que os usuários aprendam princípios de design simples para melhorar a legibilidade.

“Temos o prazer de tornar a ferramenta Infogram mais acessível para pessoas com deficiências, para que elas tenham a melhor experiência possível”, disse Paloma Benito, gerente de marketing da América Latina da Prezi.

Melhore a acessibilidade com o Infogram

Embora seja amplamente conhecido que a acessibilidade é um problema em todos os setores, a situação pode ser mais significativa do que muitos imaginam. De acordo com um estudo realizado pela WebAIM em fevereiro de 2019, que analisou um milhão dos sites, entre os mais importantes do mundo, – quase 98% – tinha problemas de acessibilidade. Além disso, 85,3% das páginas principais não foram adaptadas para pessoas com problemas de visão, e 68% não continham texto alternativo para imagens.

Os novos recursos de acessibilidade do Infogram permitirão aos usuários:

1. Tornar o conteúdo visível para os leitores de tela: os leitores de tela permitem que usuários cegos, ou deficientes visuais, leiam o texto que aparece na tela do computador com um sintetizador de voz ou exibição em Braille. O Infogram agora permite que qualquer pessoa crie gráficos, slides, painéis, relatórios, mapas e uma série de outros projetos visíveis para os leitores de tela.

2. Navegar pelo conteúdo publicado com os controles do teclado: O Infogram permite que os usuários naveguem pelas páginas por meio do teclado, de uma maneira muito fácil, especialmente aquelas pessoas com algum tipo de deficiência visual, que têm limitações de movimento ou mobilidade, ou que não podem usar suas mãos. Em vez de usar um mouse ou trackpad, esses atalhos de teclado fornecem uma maneira alternativa dos usuários navegarem nessas páginas e interagirem com gráficos, mapas, texto e vídeos.

O Infogram permite a navegação pelo teclado com guias, legendas, barras de pesquisa de tabelas, conteúdo com hiperlinks, ícones de mapa e botões de reprodução de vídeo.

3. Aprender princípios de design simples para melhorar a legibilidade: Para melhorar a legibilidade no site, os clientes do Infogram agora podem:

  • Usar títulos e legendas para criar grupos de conteúdo relacionado. Isso facilita a navegação pelo conteúdo de um site.
  • Usa temas e combinações de cores que não sejam apropriadas para daltonismo e evitar cores muito brilhantes ou sem brilho.
  • Criar layouts para todos os tamanhos de dispositivos para garantir que o conteúdo possa ser visualizado em laptops, tablets ou telefones celulares.
  • Tornar os elementos interativos, como gráficos e tabelas, fáceis de encontrar e navegar.
  • Complementar o texto com imagens, vídeos ou gravações de voz.
  • Tornar o texto com hiperlinks mais significativo com uma alternativa visual, que permita aos usuários entrar em mais detalhes.
PUBLICIDADE
COMPARTILHAR