Redes Sociais: marcas são esquecidas durante o Dia das Mães

    Airfluencers elabora levantamento que destaca problema de posicionamento das marcas no Twitter; maioria das menções estão atreladas aos sentimentos e não às compras

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    Considerada por especialistas como a maior data sazonal para o varejo, o Dia das Mães é um período de grande importância para lojistas e marcas. A Airfluencers, empresa de people analytics e marketing de influência, monitorou entre os dias 16 de abril a 12 de maio, o comportamento dos usuários do Twitter em relação a festividade. Dentre as 101.288 menções analisadas, o tema mostrou uma grande fragmentação de assuntos, criando uma dificuldade de pregnância para as marcas. Entre os tópicos citados estão: promoções, compra de presentes, almoços, ensaios fotográficos, entre outros. 

    Um dos fatores de destaque nesse levantamento é o percentual de citações a promoções em shoppings e lojas virtuais, que totalizam apenas 1% dos tweets. Esse resultado mostra que apesar do investimento em promoções e ativações em redes sociais, as marcas encontram dificuldade em impactar os consumidores e gerar lembrança. 

    Esse estudo mostra que existe um espaço para as marcas se posicionarem, por exemplo, através da maternidade real, deixando um pouco de lado uma visão romantizada e antiga da maternidade. Por exemplo, embora milhões de mães brasileiras, sejam “mães solo” e criem seus filhos sozinhas nenhuma marca tocou nesse assunto durante o período. “As marcas que encontrarem um posicionamento claro dentro de um dos segmentos que a maternidade é atualmente, conseguirá tanto lembrança como preferência de compra” afirma Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers. 

    Apenas 488 posts (0,5%) mencionam uma marca específica. Esse cenário possibilita uma maior competição por reconhecimento de marcas menores com outras já consolidadas no mercado. O Twitter surge como uma boa oportunidade para pedir o presente ideal para seus familiares e amigos. A menção sem definição de marcas a perfumes, chocolates, bolsas, canecas, e até panelas foram destaques entre as sugestões com cerca de 554 tweets (0,55%).

    As marcas mais lembradas 

    Com um total de 491 posts mencionando marcas, as que tiveram presença nas publicações foram: 

    Marcas

    %

    O Boticário

    26,88%

    Amazon

    9,37%

    Samsung

    6,92%

    Ninho

    5,91%

    Renner

    5,91%

    Avon

    5,09%

    Riacheulo

    5,09%

    Casas Bahia

    2,85%

    Eudora

    2,85%

    Apple

    2,24%

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